segunda-feira, 28 de março de 2011

A importância do conhecimento histórico

A fundamentação para a importância do estudo da história na escola, começa a partir da própria condição humana de “ser-no-mundo”: Um ser consciente da categoria tempo, a qual se coloca como elemento inquietante para o espírito e instigador para razão. 
Um ser questionador de sua existência, consciente de sua finitude, buscando explicações concretas e seguras em meio ao eterno devir, que traz consigo a ânsia do infinito. Um ser que busca a cada instante produzir âncoras que possam lhe dar algum sentido para a sua construção histórica.
Estas âncoras podem ser construídas a partir do estudo dos fatos históricos e da reflexão de todas as questões existenciais envolvidas, no sentido de desenvolver habilidades e competências que preparem a pessoa para uma vivência cidadã.
Um ser livre, que é programado para programar. Um ser que, através de suas escolhas, trabalha na construção de si mesmo, mas que ao buscar sua realização, percebe também o rosto do outro. Assim, o estudo de história reflete sobre o tempo de construção da identidade individual e da identidade coletiva das sociedades humanas.
Ruínas das Missões - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário